O confronto da NFC Vikings x Saints, no próximo domingo, tem ingredientes para ser o principal jogo da rodada divisional da NFL. Sob a tutela de George Edwards, coordenador defensivo, a defesa do Vikings é líder ou vice-líder nas principais estatísticas da NFL. Do outro lado, o Saints, equipe que cresceu durante o ano, conta com um quarterback talentoso, capaz de improvisar e mudar a história de jogos complicados.

O veterano Drew Brees, em seus 38 anos, é o quarto melhor em sua posição nesta temporada. Com 4.334 jardas aéreas, comanda o segundo melhor ataque dentre as 32 franquias da NFL, que possui 6.259 jardas no total. Brees, aliás, foi o melhor QB na rodada de wild card, com 376 jardas. Outro fator positivo da equipe é o running back Mark Ingram, que avançou 1.124 jardas em suas corridas pelas trincheiras adversárias e é o quinto melhor em sua posição na temporada 17/18.

O desafio, no entanto, agora parece mais complicado: Brees, Ingram e companhia terão pela frente a melhor defesa da NFL. O Vikings tem o menor número de jardas permitidas, 4.415, e é quem menos permitiu conversões em terceira descidas: 51. Para se ter noção do expressivo número do time de Mineapólis, o Eagles, segundo colocado neste quesito, permitiu 66. Em primeiras descidas, é o segundo colocado no ranking, tendo sofrido apenas 260.

O trabalho de George Edwards parece ser bem focado na secundária, com bom desempenho dos safetys e linebackers. Tanto que o Vikings é apenas é 17º em número de sacks e o 27º em fumbles forçados. Os destaques e candidatos a MVP são Everson Griffen, Xavier Rhodes e Harisson Smith.

Com o favoritismo de Patriots e Steelers e a incógnita que permeia Eagles x Falcons – especialmente com ausência de Carson Wentz, Vikings x Saints deve ser o jogo mais dinâmico e atrativo da rodada. O palco do SuperBowl LII e a torcida local, que ainda tem engasgada a derrota na final da conferência em 2009 para o time de New Orleans e o mesmo Drew Brees, devem apimentar ainda mais o duelo.