Em um ano de muitas glórias pros Vikings e sua torcida algo que se destacou foi o fato de que comissão técnica e jogadores conseguiram manter o nível, ou talvez elevar após perdas importantes na temporada. Dentre esses destaques temos um rookie que promete desempenho fascinante em 2018.

High School

Dalvin James Cook nasceu em 10 de agosto de 1995, na cidade de West Little River na Flórida, e desde pequeno sempre se destacou no esporte. Cook, comandado pelo treinador Telly Lockette ajudou a levar a Miami Central High School, ao título estadual de 2010 jogando como running back e defensive back. No ano de 2013, o jogador liderou o time em jardas corridas, conseguindo a incrível marca de 1940 jardas e 34 touchdowns em apenas 177 corridas (média de 11.0 jardas por tentativa). Cook também interceptou 3 passes como defensive back. Em 2014 foi convidado para jogar o Under Armour All-America game, jogo festivo que acontece junto com os melhores jogadores da temporada do high school. Cook correu para 78 jardas em apenas 8 tentativas, números muito expressivos para um talento como ele. Ele também participou do Nike Campus, um training camp para os maiores prospectos do high school, fatos que o fizeram chamar a atenção de grandes universidades.

Carreira no College

Antes de se tornar um astro na universidade de Florida State, Cook escolheu a tradicional universidade de Clemson, até que na primavera de 2013 decidiu mudar para a Universidade da Flórida, após uma temporada pífia do time, e uma onda de desconfiança dentro do grupo, Cook passou a visitar outras universidades, porém disse que estava 100% comprometido com a universidade da Flórida, declaração que foi provada incorreta, já que no dia 1 de janeiro de 2014 ele trocou de universidade novamente, indo para Florida State.

Em seu primeiro jogo como universitário correu para 67 e um touchdown, causando empolgação em torcida e comissão técnica. Seu primeiro jogo de 100 jardas foi contra Syracuse, correndo para 122 jardas e um touchdown em 23 tentativas. Ele também foi o MVP do ACC Championship Game, no qual ele bateu seu recorde pessoal de 177 jardas e um touchdown em 33 carregadas.

Em 2015 Cook foi suspenso ao ser acusado de causar um incidente em um bar, porém no mês seguinte foi absolvido, no decorrer da temporada ele quebrou o recorde da universidade de Florida State em jardas totais para uma temporada, ultrapassando as 1,242 jardas de Warrick Dunn. Em novembro de 2016 quebrou outro recorde ainda mais importante, o de jardas totais da universidade, batendo as 3.959 jardas também de Warrick Dunn, consagrando-se assim como ídolo de Florida State. Cook encerrou sua carreira universitária com 4,464 jardas totais, e um total de 48 touchdowns, sendo 46 corridos e dois recebidos. Horas após vencer o Orange Bowl em 2016 contra Michigan, ele anunciou que iria deixar de lado seu ano como sênior para entrar no Draft da NFL do ano de 2017.

NFL

Cook foi selecionado na segunda rodada do draft de 2017, em sua até então curta carreira na NFL, ele impressionou a todos correndo com força, e com muita efetividade. No seu primeiro jogo como profissional quebrou o recorde de jardas por um novato estreante, do running back Adrian Peterson, correndo para 127 jardas em 22 carregadas.  Em seus 4 jogos pelos Vikings, ele teve 74 carregadas, 354 jardas e 2 touchdowns. Na semana 4, ele rompeu seu ligamento anterior cruzado em uma jogada simples, assim encerrando prematuramente sua primeira temporada na NFL. Sua cirurgia foi um sucesso, com 100% de chance de retorno para 2018.