O Minnesota Vikings está a uma vitória de conseguir ficar no SEED 2 da NFC e assim conquistar pelo menos um jogo de playoff em seu estádio. Nesse final de semana, a NFC ainda tem um ponto determinante e com muitas possibilidades para o divisional round do Vikings. Com quem a equipe de Minnesota estará mais preocupada? Com quem eles gostariam mais de jogar durante os playoffs? Vamos dar uma olhada… (classificado como adversário mais forte para os mais fracos, x = Garantido nos playoffs).

New Orleans Saints (11-4x)

O Vikings ganharam do Saints na semana 1, na ocasião o quarterback Sam Bradford teve o melhor jogo de sua carreira na NFL. Naquela época, pareceu que Nova Orleans era o mesmo de sempre, com um bom time de ataque e uma defesa muito ruim.

Bem, as coisas mudaram um pouco desde a semana 1. Peterson foi enviado para o Arizona e a defesa do Saints apareceu. Estão rankeados em 15º em jardas cedidas, 8º em pontos e 10º em rating do quarterback adversário.

E o ataque do Saints descobriu uma nova forma de atacar graças ao Alvin Kamara, que tem 684 jardas corridas e 75 recepções. O grupo de Drew Brees ocupa o segundo lugar em jardas totais, quarto em pontos e nº 1 (empatado) em ANY/A* – adjusted net yards per passing attempt.

A combinação de uma defesa sólida com um ataque elite é assustador quando chega o momento dos playoffs. Considerando o quanto mudou desde a semana 1, é difícil ver a vitória do Vikings no começo da temporada como um fator determinante.

*Estatística avançada no futebol americano, que quantifica as contribuições de um quarterback passando durante o jogo. Incluindo cinco partes chave: jardas passadas, touchdowns, interceptações, sacks e jardas perdidas durante um sack. Esta medida recompensa os qbs que marcam muitos touchdowns e castiga um qb que lança interceptações. 

Formula: 

ANY/A = (jardas de passe + 20*(passes para td) – 45*(interceptções) – jardas perdidas no sack) / (tentativas de passe + sacks)

Los Angeles Rams (11-4x)

A derrota recente do Rams para o Vikings coloca eles atrás de New Orleans neste ranking. A defesa de Mike Zimmer sufocou o estilo de passe curto de Jared Goff e causou um importante takeaway na linha de gol, enquanto o time ofensivo do Vikings controlou a posse de bola gastando tempo no relógio.

Mesmo assim, o Rams só ficou mais forte desde a sua derrota no US Bank Stadium. Eles têm apenas uma derrota desde então e vitórias impressionantes sobre os Saints e Seattle Seahawks.

No ataque, Todd Gurley está fazendo seu caminho para figurar entre a decisão de MVP da liga com 2,093 jardas de scrimmage e impressionante 12,3 jardas por recepção. O Rams está empatado em ANY / A com os Saints e os Patriots no lugar número 1.

Sean McVay, que deve ser um candidato ao treinador do ano, terá uma segunda chance na defesa de Zimmer, o que pode permitir que ele fiça o tipo de ajustes ofensivos que o colocaram como HeadCoach com apenas 31 anos.

Na defesa, Aaron Donald, agora estará alinhado na frente do guard esquerdo e backup dos Vikings. O Rams está em oitavo em pontos permitidos e o quinto em ANY / A permitido.

Atlanta Falcons (9-6) ou Seattle Seahawks (9-6)

Os resultados do próximo domingo determinarão se o Falcons ou Seahawks ganharão um lugar no wild card. Atlanta entra com uma vitória, enquanto Seattle consegue com uma vitória e uma derrota do Falcons. Mesmo as 2 equipes tendo seus problemas, pode causar perigo para o Vikings.

Minnesota ganhou em Atlanta, mantendo Matt Ryan e seu ataque com apenas nove pontos. Isso seria difícil de repetir, mesmo em casa, considerando que Atlanta é a equipe número 1 na NFL em terceiras decidas ofensiva e está empatada em oitavo em ANY / A.

Eles também têm uma defesa rápida que obriga os adversários a tentarem passes curtos. O Vikings conseguiu controlar a bola, mas lutou durante todo o primeiro tempo para criar jogadas com passes intermediários e longos.

Ainda assim, ao contrário dos Saints e Rams, cujo o elenco está perto do nivel de Minnesota, o Falcons possui muitos buracos que eles teriam que cobrir para vencer o Vikings.

Seattle, possui um QB que está jogando em nivel de MVP essa temporada, lidera sua equipe correndo com a bola com uma ampla margem em relação aos RBs e lançou para 32 touchdowns e provavelmente chegará a marca de 4.000 jardas neste fim de semana.

Os Seahawks também têm uma linha defensiva de grande qualidade e uma secundária que só permitiu um rating de 80.7 para os QBs adversários. O linebacker Bobby Wagner pode tornar a vida difícil nos passes curtos do Vikings. No entanto, a linha ofensiva de Seattle é uma bagunça e o setor defensivo está sem duas de suas estrelas. Existem elementos que podem complicar a vida do Vikings, mas as fraquezas são mais abundantes.

Carolina Panthers (11-4x)

O Panthers derrotou o Vikings em Charlotte, porem eles não são uma equipe tão impressionante. Na defesa, os Panthers estão em 20º em rating do quarterback adversário e 17º em ANY / A  defensivo. Do lado ofensivo, estão em 17º em jardas totais, 18º em ANY / A e 11º em pontos.

Cam Newton está fazendo tudo, pois ele correu para 695 jardas e lançou para 3,122. O quarterback do Panthers tem muito pouco em termos de armas ofensiva. Já na sua linha ofensiva, ele é protegido pelo tackle esquerdo Matt Kalil.

Em um estudo mais detalhado da vitória de Carolina, pode-se perceber que o Vikings não costuma dropar passes, permitir corridas de 60 jardas ou ter várias chamadas de facemask em um drive.

Se essas equipes se enfrentarem nos playoffs, o Vikings ficará confiante em uma vitória.

Philadelphia Eagles (13-2x)

Uma lesão no final da temporada, Carson Wentz, afunda o Eagles para o final da lista. O Vikings agora preferem ir à Filadélfia para o jogo do título da NFC do que jogar contra equipes com seus QBs titulares em casa. Nick Foles é facilmente o quarterback mais fraco dos playoffs. Com ele undercenter, pode jogar fora todas as estatísticas positivas sobre o ataque do Eagles. Eles ainda podem correr a bola, mas isso não significará muito se o jogo aéreo não é perigoso.

Na defesa, o Eagles possui bons números, ocupando o sexto lugar em pontos permitidos e o quinto em jardas contra, mas ultimamente eles foram menos impressionantes. Eles estão permitindo 24,5 pontos por jogo nas últimas quatro semanas e mostraram sérias deficiências nos seus CBs.

É difícil imaginar a defesa do Vikings permitindo que Foles faça qualquer coisa contra eles e os CBs teriam uma grande dificuldade em acompanhar Adam Thielen e Stefon Diggs.

Artigo original: ESPN