Muita gente hoje em dia acompanha o futebol americano, mas não entende ao certo como funciona a logica das jogadas durante um jogo. Hoje vou tentar mostrar de forma simplificada um pouquinho de como funciona um HUDDLE e a leitura do QB em uma jogada de passe longo.

Primeiro: O que seria o HUDDLE? Huddle é a “reunião” antes de iniciar a jogada. O QB recebe a jogada diretamente de um ponto eletrônico em seu capacete e repassa para os outros jogadores. O tempo máximo até o inicio da próxima jogada é de 40 segundos. Caso o time demore mais, é marcado a falta Delay of game (atraso de jogo).

(AP Photo/Bruce Kluckhohn)

Vamos imaginar, que a jogada escolhida foi: Trips Right Fake Dive Fade Flood

Existem varias formas de se chamar jogadas, mas normalmente segue um padrão. Nesse caso o padrão é Formação + Lado forte + Jogadas ( Play action + rota jogador do lado esquerdo + Conceito para o lado direito).

Vou colocar “Trips Right Fake Dive Fade Flood” de forma que todos entendam.

A formação + o lado forte é: um wide-receiver do lado esquerdo e 3 wide receiver do lado direito, com o QB saindo em GUN e o RB ao seu lado. Para facilitar uma imagem!

Reparem que existem diferentes tipos de posicionamentos dos WR’s e nessa imagem o nome está Pistol. Pistol é quando o QB está mais próximo do center, entre 3,5 a 4 jardas. Enquanto GUN normalmente são 5 jardas do center.

Fake Dive é: fingir que será uma corrida DIVE, ou seja, corrida no meio da linha ofensiva.

FADE: Rota reta em direção ao fundo da endzone, cada QB tem seu WR confiável para esse tipo de rota. No nosso caso é o Thielen e o Diggs.

FLOOD: É um conceito de rotas em que o jogador mais próximo da linha (3) faz uma rota flat, o jogador (5) uma out e o WR (2) um fade.

Para exemplificar:

A rota 9 também é conhecida como: GO ou FADE.

Dito a jogada, os jogadores vão para a linha de scrimmage e se posicionam em sua stance se preparando para o SNAP.

Nesse momento faltam mais ou menos 15 a 20 segundos para estourar o cronometro. Também agora, começa a leitura do QB e sua linha ofensiva para entender como a defesa está se portando.

Na nossa situação fictícia a defesa estará em COVER 2 MAN:

 

Feito a leitura, o QB percebe que as 2 rotas fades para o fundo do campo estarão bem marcadas. Então o que vai passar na cabeça do QB é fazer um lançamento ou na FLAT ou OUT.

Dito isso o QB começa a contagem do snap e percebe uma movimentação dos safety. Um dos jogadores descem mostrando que na realidade a defesa está em COVER 1 e não COVER 2.

FALTAM 7 SEGUNDOS PARA O TEMPO ESTOURAR

Logo, toda sua leitura muda, apenas um jogador marcando o fundo e 2 rotas em profundidade. Ou seja, a conta não bate, um dos WR vai ficar livre.

Vamos supor… Thielen está do lado esquerdo e seu marcador não é tão bom quanto nosso WR. Então tudo que precisa acontecer nessa jogada é o Thielen ganhar do CB e o Keenum atrair o Safety que está marcando em profundidade para o lado oposto do lançamento.

Porem como o nosso QB fará isso? Simples, manipulando o Safety a se deslocar para lado direito. Keenum começará a jogada olhando para direita e depois rapidamente retornar a esquerda e fazer o passe em profundidade.

3 SEGUNDOS

Snap acontece, e a jogada se desenvolve da forma que queríamos. O resultado?