Skol Nação Purple and Gold! Foi longa a espera, a saudade estava grande, mas finamente a NFL voltou! Ok ok é só pre season mas esse ano promete então vamos parar de picuinha e vamos direto pro nosso querido pós jogo, o primeiro da temporada, contra o Broncos em Mile High – Denver.

O chute inicial da temporada foi dado por Kai Forbath que disputa posição com o rookie Daniel Carlson draftado esse ano.  Nossa defesa começou postada no 4-3 como de costume, com Danielle Hunter (DE), Sheldon Richardson (DT), Linval Joseph (NT) e Stephen Weatherly (DE) compondo a linha defensiva. O grupo de linebackers começou com Bem Gedeon (OLB), Erick Kendrics (MLB) e Anthony Barr (OLB). Na secundária tivemos Trae Waynes (LCB), Andrew Sendejo (SS), Harrison Smith (FS) e Xavier Rhodes (RCB). Sem grandes dificuldades a defesa forçou um 3 and out e recebemos a bola pra primeira campanha ofensiva na linha de 25 jardas do campo defensivo.

O jogo marcava não apenas a volta do Vikings ao gramado, mas também a estreia da nossa grande contratação do ano, Kirk Cousins. Nosso ataque titular começou com Riley Reiff (LT), Tom Compton (LG), Pat Elflein (C), Danny Isidora (RG) e Rashod Hill (RT) fechando a linha ofensiva. Os alvos eram Latavius Murray (RB), C.J. Ham (FB), Adam Thielen (WR), Stefon Diggs (WR) e Kyle Rudolph (TE), eventualmente Laquon Treadwell (WR) entrava para compor o ataque. Com duas boas corridas de Murray e um preciso passe para Diggs o Vikings rapidamente chegou à Red Zone adversária e após duas tentativas terrestres, Cousins lança seu primeiro touchdown com o manto roxo e não podia ser com alguém diferente a não ser Diggs, o cara do Minneapolis Miracle. O chute do ponto extra foi feito por Carlson, bem no meio do Y e o Vikings abriu o placar em 7 – 0.

https://twitter.com/NFL/status/1028450512264294406

Já com a defesa “reserva” outro 3 and out e recebemos a bola na linha de 26 do campo de defesa. Depois de uma campanha bem sólida e com um touchdown Kirk foi para o banco e deu espaço para outra contratação desse pré temporada: Trevor Siemian. Algumas jogadas depois Trevor é sackado e devolvemos a bola com um bom punt. A campanha seguinte de Denver terminou logo com uma interceptação feita por Anthony Harris (S). Turnover esse que foi capitalizado em touchdown com bela conexão feita por Siemian – Roc Thomas, que teve duas boas corridas além do touchdown. Outro extra point convertido por Carlson e o Vikings amplia o placar para 14 – 0 e assim fica até o final do primeiro quarto.

https://twitter.com/NFL/status/1028457057731588103

Segundo quarto começou morno, meio aos trancos e barrancos e o kicker novato anota um FD de 39 jardas deixando o placar em 17 – 0. O Ataque do time de Denver continua pouco efetivo e manda outro punt. Na campanha seguinte sofremos nosso primeiro turnover, um passe mal lançado sendo interceptado pela defesa laranja. Após boa corrida pelo lado direito da nossa DL, sofremos nosso primeiro touchdown, 17 – 7, mas não deixamos em branco e logo em seguida T. Siemian conecta um passe para Thomas, que anota seu segundo touchdown da noite, dessa vez de 78 jardas, 24 – 7.

https://twitter.com/NFL/status/1028465476987285505

Já dentro dos dois minutos finais do primeiro tempo sofremos um touchdown de punt retornado, 24 – 14. Sem mais emoções no primeiro tempo.

Para o segundo tempo viemos com Kyle Sloter ocupando a posição de QB e como de costume, após o intervalo o nível técnico cai um pouco, sendo as únicas pontuações um FG de 57 jardas chutado por D. Carlson deixando o placar em 27 – 14 e faltando 3 minutos para o fim do terceiro quarto sofremos outro touchdown, finalizando o período em 27 – 21.

Enquanto já estava todo mundo pensando o quão difícil seria acordar cedo no dia seguinte o Vikings sofreu a virada após mais um touchdown dos cavalinhos 27 – 28. Mas como ainda faltava 10 minutos o time não se deixou abalar e assumiu a dianteira no placar 4 minutos depois com passe de Sloter para o calouro  Chad Beebe, 9 jardas, touchdown. Além disso conseguimos a conversão dos dois pontos, abrindo 7 pontos de vantagem, 35 – 28.

https://twitter.com/NFL/status/1028490389827637248

O grande destaque da partida foi claro a grande estreia de Kirk Cousins que acertou todos seus 4 passes tentados, 42 jardas, média de 10.5 jardas por passe, um TD e um rating de 212.5. Os outros dois quarterbacks também tiveram desempenho bom, Siemian com dois TD e uma interceptação ficou com um rating de 111.2 e Sloter com um TD atingiu um rating de 126.7. Destaque do jogo corrido foi Latavius Murray com 4 corridas para 43 jardas e o rookie Roc Thomas que correu 8 vezes para 29 jardas além de mais 3 recepções para 102 jardas e dois touchdowns.

Defensivamente não foi um jogo cheio de jogadas explosivas e de impacto, afinal tivemos apenas dois sacks (T. Bower e J. Wynn) e duas interceptações (A. Harris e J. Tocho) mas foram o suficiente para garantir a vitória.

Por parte do time de especialistas temos que destacar a segurança do kicker novato D. Carlson, com dois FG anotados e o sempre preciso R. Quigley com bons punts. Destaque negativo foi a incapacidade de ganhar jardas após kicks e punts além de permitir um touchdown em um punt retornado.

Próximo partida, pela segunda semana da pré-temporada, será em Minneapolis  contra os Jaguars, no sábado, dia 18, às 14 horas, horário de Brasília.