Nossa temporada acabou de maneira catastrófica e garanto que muitos nem querem assistir o Superbowl no nosso estádio, visto que nossa casa será palco para a glória de outra equipe. Por conta disso as atenções já estão voltadas para o Draft.
Neste post explicaremos como funcionará o recrutamento, processo de observação e também falaremos sobre expressões usadas por especialistas.
O Draft de 2018 marcará a 83º edição do evento e ocorrerá entre os dias 26 e 28 de Abril. As escolhas são feitas em 7 rodadas sendo o primeiro dia exclusivo da primeira rodada, o segundo dia com a segunda e terceira rodada e no terceiro a quarta, quinta , sexta e sétima rodada. O AT&T Stadium em Arlington, Texas, será o palco onde passarão as futuras estrelas da NFL. Porém, antes do evento , existe toda uma preparação e levantamento de dados sobre os prospectos, horas e horas de fitas com jogos, levantamento de fichas criminais e currículos escolares.
O Draft
São 256 escolhas divididas em sete rounds, basicamente 32 escolhas por rodada sem levar em conta as Escolhas de Compensação, que serão abordadas posteriormente. No primeiro dia as equipes tem 10 minutos para fazer a escolha, no segundo dia 5 e no terceiro 3. Caso o relógio chegue no zero, a equipe com a escolha posterior toma o direito da equipe que deixou o relógio estourar, podendo esta mesma apresentar a escolha a qualquer momento durante o relógio de outra equipe mas sempre respeitando as leituras da escolha.
As trocas são livres, não há mediação nem direito a veto (como pode ocorrer na NBA), podendo usar escolhas de anos futuros, não há limites de trocas por time e nem de quantidade de escolhas. Jogadores com contrato também podem ser negociados, mas nessas trocas é considerado o teto salarial, já que os contratos de calouros são protegidos (contratos pré-estabelecidos pela liga e iguais para todos os times em busca de salvguardar tanto o atleta, em relação a dinheiro totalmente garantido, quanto os times, visando manter a paridade da liga e evitando contratos hiper inflacionados) e tem opção de renovação automática por mais 2 anos aos calouros de primeira rodada. Para se ter ideia, a primeira escolha do ultimo draft , Myles Garrett , teve o equivalente de bônus de assinatura (luvas) de 66% do total de seu contrato que beira as cifras de 30 Milhões.
A liga, tendo em vista a questão de que boa parte dos times mais perdem do que ganham no período de free agency, instituiu o sistema de Escolhas Compensatórias. Esse sistema serve para ajudar as equipes que se saíram mal na free agency e com isso tem necessidade de reforços, essas escolhas começam no terceiro round e se estendem até o sétimo, é bastante variável a quantidade de escolhas por rodada, pois o critério levado em conta é a profundidade da necessidade e perdas das equipes, mas também tem o bom-senso, pois é uma medida que visa tornar a liga a mais justa possível.
Há tambem outro atrativo no draft: o Mr. Irrelevant. Criado por Paul Salata, com intúito de segurar a audiência até o fim; já que os nomes mais conhecidos e badalados saem nas primeiras rodadas e no terceiro dia ficam atletas com poucas expectativas de rendimento, problemas de lesão e disciplinares; a premiação para o indivíduo selecionado por ultimo é um troféu conhecido por Lowsman , referencia ao Heisman que é o troféu para o melhor atleta universitário, além de uma semana em Newport Beach que é conhecida por ser um paraíso para os surfistas.
O caminho para o Draft
Quando a temporada universitária acaba com a definição do campeão nacional, neste ano Alabama sobre o rival de conferência Georgia, os atletas universitários que decidem se preparar para o draft cumprem um longo roteiro com testes e passam a ser observados em tudo, desde a postura com colegas e família, até o histórico de lesão de seu bisavô. O pontapé inicial para começar os eventos oficiais do Draft será o Senior Bowl, que acontecerá neste sábado dia 27, e reúne dois head coaches da NFL (times que não se classificaram para os playoffs) que selecionam atletas elegíveis para o recrutamento para montar a equipe, os nomes das equipes são North e South, o jogo serve para observar os atletas em um esquema profissional de jogo, e suas adaptabilidades, Carson Wentz jogou muito bem no Senior Bowl e subiu bastante sua cotação no draft para se ter base a importância deste evento.
Existem também as seletivas regionais, onde olheiros das equipes da NFL observam os jogadores e os convidam para esses testes, os atletas se juntam e fazem testes físicos e técnicos. Os olheiros supracitados são designados aos locais de testes, ou seja, estão na base da complexa piramide de observação, resumindo: não tem poder de decidir se atleta Y ou X será selecionado. Assim a chefia dos olheiros necessita observar também os atletas e por existe o Scouting Combine Nacional, com 330 atletas fazendo diversos testes físicos e de QI (Wonderlic), geralmente ocorre três semanas após o Superbowl. Esse Combine durará do dia 27 de Fevereiro até 5 de março, para uns é fator determinante para subir sua posição e para outros nada mais nada menos do que testes físicos que não influem. Vocês podem ver um exemplo da importância desses testes no texto de Adam Thielen, traduzido primeiro por nós do Skol Vikings Brasil.
Gírias e expressões usadas por especialistas
Draft Stock: Provável round ou posição que o especialista prevê a seleção de determinado atleta.
Steal: Quando um jogador excelente é selecionado em uma posição baixa no draft.
Bust: Quando um jogador não corresponde as expectativas na NFL, geralmente acontece com jogadores escolhidos na primeira ou segunda rodada.
Trade up: Quando uma equipe sobe sua escolha, trocando com outro time.
Trade down: Quando uma equipe desce sua escolha, trocando com outro time.
BPA Pick: é quando a equipe decide escolher pelo maior talento disponível, não se importando com a necessidade.
Reach: Quando se gasta uma escolha alta por um jogador que provavelmente seria escolhido bem depois.