Semana passada, eu falei sobre como é uma chamada ofensiva do ataque e a leitura do QB em uma situação de passe. Hoje irei mostrar a vocês como funciona o jogo terrestre desde o GAP que o Running Back precisa seguir até a movimentação da OL.

Primeiro de tudo é entender o que é GAP. É o “buraco” aonde o running back irá passar na corrida. Existem algumas nomeclaturas para esse GAPS.

Exemplo:

*Os números se referem aos GAPS na visão do ataque, enquanto as letras na visão da defesa.

Já sabemos o que é GAP, agora vamos para os tipos de corrida.

DIVE: Essa corrida é feita por dentro da linha ofensiva, podendo ter um líder de bloqueio ou não. O running back deve correr entre os GAPS 1 a 4. Caso o COACH chame uma DIVE RIGHT, já sabemos que a corrida será no GAP 2 ou 4. A definição vem através da leitura do posicionamento da DL. Se o DT que estiver na frente do Guard ficar posicionado na letra A, a corrida será pelo numero 4. Se o DT estiver na Letra B, a corrida será no numero 2.

COUNTER: Existem 2 tipos, Counter ou COUNTER GT.  A principio é uma corrida para enganar a defesa. O começo dela é fingir que vai para um lado e atacar o outro lado. Nesse tipo de corrida acontece o famoso PULL, que é o deslocamento do offensive line para liderar a corrida ou bloquear um certo jogador. A unica diferença entre as 2 counter é a quantidade de PULL que terá. A GT como o nome diz, vai o Guard e o Tackle, enquanto a outra apenas o Guard. O objetivo do PULL é atacar o Defensive End na corrida. Caso o Tackle tambem esteja fazendo o deslocamento, ele ira liderar a corrida para o RB.

Exemplo:

*No caso da imagem, o TE pegou o DE, o Guard vai atacar o OLB e o Tackle lidera a corrida.

JET SWEEP: É uma corrida por fora da linha ofensiva, GAP 7/8. É chamado um motion* de um jogador, normalmente o Slot Receiver. Ele deve ganhar a lateral do campo. Para a linha ofensiva existem varias movimentações: Ela pode fazer uma ZONA para o lado da corrida ou para o lado ao contrário dependendo do tipo de estratégia do treinador. A ZONA para o lado oposto é efetivo quando se tem um RB no backfield, pois a defesa não saberá se é um Jet Sweep para esquerda, ou uma corrida com o RB para a direita. A movimentação pode tirar o Safety a jogada, se estiver em cover 1

 

*Motion é a movimentação antes da jogada começar de um jogador do ataque.

STRETCH/ZONE: Corrida para a lateral do campo parecido com a JET SWEEP. A linha ofensiva faz a movimentação de ZONA.

Reparem que o DE da esquerda fica solto na jogada e isso abre espaço para outro tipo de corrida.

Read Option: Quando se tem um QB com agilidade nas pernas, esse tipo de corrida se torna um problema para a defesa.

A leitura é simples, segue o mesmo exemplo da corrida STRETCH/ZONE, a diferença é que se o DE  que ficou livre tentar cortar a linha de corrida do RB, o QB pode manter a bola e correr para o outro lado da corria. Aproveitando os bloqueios dos WRS.

Exemplo: Bola com RB

via GIPHY

Bola com QB + passe:

via GIPHY

 

Existem outros tipos de corrida e cada time tem um esquema de bloqueio, esses esquemas e corridas apresentados aqui, foram encontrados na internet e são utilizados em diversos playbooks.

Espero que tenham gostado!