Nessa última semana vocês provavelmente viram notícias de que algumas franquias querem entrevistar nosso Coordenador Ofensivo, Pat Shurmur, que vem fazendo um trabalho fantástico no Vikings. Os números são a maneira mais fácil de ver o excelente trabalho que o coordenador vem fazendo, além de conseguir fazer o ataque de seu time fluir de todas as maneiras, ele também é responsável por tirar 2 QBs (Keenum e Bradford) do status de “desacreditados” para “esperança”, não só no Vikings como para outras franquias.

Essa é a segunda temporada consecutiva que um QB do Vikings consegue chegar ao top 5 de melhores pass rating da temporada e isso, além de mérito do jogador, se dá pela existência de uma grande mente, e essa mente se chama Pat Shurmur. Afinal, quem é ele ? De onde veio ?

Quem é Pat Shurmur ?

Patrick Carl Shurmur, ou apenas Pat Shurmur, para os mais íntimos, nasceu no dia 14 de abril de 1965 (52), na cidade de Ann Arbor (Michigan). Pat tem o FA presente em sua vida desde de que nasceu, pois seu tio, Fritz Shurmur, foi treinador na NFL por 24 anos, com um SB no currículo quando era coordenador defensivo do Packers.

Assim como a grande maioria, Pat também jogou FA, mas parou no college, onde atuou pela Universidade de Michigan State. Em seu primeiro ano jogou como Guard e Linebacker e nos 3 anos seguintes atuou como Center. No ano seguinte começou sua carreira como Coach, aos 23 anos, se tornou “Assistente Graduado” onde exerceu a função por 2 anos e a partir daí não parou mais.

Pat como Coach

Ainda comandando o time de Michigan State, Shurmur mudou de função e se tornou treinador de TE, OL  e Special Team, entre os anos de 1990 à 1997. Posteriormente foi para a Universidade de Stanford, porém ficou apenas uma temporada e fez as malas para a NFL, mais especificamente para o Eagles.

Chegou em Philadelphia como treinador de TE e da OL, função que exerceu por 2 anos, até se tornar treinador de QB, onde ficou por 6 anos. Shurmur saiu do Eagles após quase uma década, para ir para o até então St. Louis Rams, sua função seria Coordenador Ofensivo, e foi lá que o treinador conheceu Sam Bradford.

Foi uma passagem rápida por St. Louis visto que em 2011 recebeu uma proposta do Browns para ser HC (Sim, Pat Shurmur já foi HC do Browns!), o que também não foi pra frente. Ele retornou ao Eagles em 2013 e ficou até 2015, quando recebeu proposta do Vikings para ser treinador de TE. Pat aceitou a proposta e foi para Minnesota.

Seu bom desempenho, e a saída de Norv Turner, fez com que Pat assumisse o cargo de coordenador ofensivo interino e, nessa temporada, foi efetivado na função. Aqui está seu “Currículo” :

  • Michigan State (1988–1989)
    Assistente Graduado
  • Michigan State (1990–1997)
    Técnico de Tight Ends, linha ofensiva e times especiais
  • Stanford (1998)
    Técnico de linha ofensiva
  • Philadelphia Eagles (1999–2001)
    Técnico de linha ofensiva e Tight Ends
  • Philadelphia Eagles (2002–2008)
    Técnico de Quartebacks
  • St. Louis Rams (2009–2010)
    Coordenador Ofensivo
  • Cleveland Browns (2011–2012)
    Técnico Principal
  • Philadelphia Eagles (2013–2015)
    Coordenador Ofensivo
  • Philadelphia Eagles (2015)
    Técnico principal interino
  • Minnesota Vikings (2016)
    Técnico de Tight Ends
  • Minnesota Vikings (2016)
    Coordenador ofensivo interino
  • Minnesota Vikings (2017–present)
    Coordenador Ofensivo

 

Mas por que Pat Shurmur está sendo tão requisitado ?

Bom, seus números e o que é feito em campo dizem tudo. Como dito lá no começo, o treinador fez 2 QBs desacreditados terminarem a temporada no top 5 pass rating da história do Vikings, e isso em duas temporadas consecutivas :

 

Além dessas estatísticas, o número de TDs na temporada aumentou drasticamente em relação as anteriores, em 2016 nosso ataque fez 29 TDs, esse ano já são 40!

Tudo isso é fruto de um time bem organizado, bem treinado, com jogadores competentes, que acreditam e confiam em seu treinador. Se eu fosse dar todas as estatísticas aqui seria um artigo gigante, mas esse pouco já dá para ter uma noção do quão importante é Pat Shurmur para o Vikings e o motivo da busca do treinador por outras franquias, que muitas vezes tem um bom elenco, peças chaves, mas falta alguém para comandar isso. É esse comandante que Lions, Bears, Cardinals e Giants veem em nosso Coordenador Ofensivo.

Todas essas franquias citadas acima, requisitaram ao Vikings uma permissão para entrevistar o treinador, as entrevistas seriam hoje, amanhã e no sábado.

Claro que isso é um problema, pois sabemos que é difícil mante-lo, mas isso só acontece com os bons times, famoso “Rich People Problems”, assim aconteceu com o Falcons ano passado que perdeu seu Coordenador Ofensivo, Kyle Shanahan, para o 49ers, onde está hoje como HC. Então se isso está acontecendo, é porque estamos bem servidos de treinadores.