Eu sei que para todo novo torcedor é dificil acompanhar e aprender sobre a historia de seu novo time, textos em inglês, as vezes falta de conhecimento de onde procurar e afins… Por isso nós da equipe Skol Vikings Brasil estamos traduzindo um artigo americano, para que você torcedor, possa conhecer um pouco mais dessa franquia.

“O Minnesota Vikings é uma equipe de futebol americana americana fundada em 1961 que participa da divisão NORTE  na National Football Conference (NFC) da National Football League (NFL). Os Vikings apareceram em quatro Super Bowls (1970, 1974, 1975 e 1977), perdendo todas as vezes.

Os Vikings têm um grande passado e histórico, apesar de ter ganho apenas um campeonato da NFL, em 1969, ano anterior da fusão entre a NFL e a American Football League. O período de maior sucesso dos Vikings começou a partir da contratação do treinador Bud Grant em 1967. Grant, um futuro membro do Hall of Fame, guiou os Vikings para  quatro aparições no Super Bowl ao longo de sua carreira. O time do Vikings da década de 1970 apresentou uma forte linha defensiva conhecida como “Purple People Eaters”, que produziu dois membros do Hall of Fame (Alan Page e Carl Eller) e um eficiente ataque aéreo liderado por outro futuro membro do Hall of Fame, quarterback Fran Tarkenton. Tarkenton foi um dos primeiro quarterbacks a utilizar suas pernas para fazer jogadas e manter o ataque em campo (o famoso bootleg ou scrambling). Os Vikings se qualificaram para os play-offs em 10 das 11 temporadas entre 1968 e 1978, entretanto seu recorde de Super Bowl foi de 0-4 e coincide apenas com o da equipe de Buffalo Bills na década de 1990.

Os Vikings caíram de rendimento na década de 1980, uma década marcada por um desastroso trade em 1989 com os Dallas Cowboys, que deram para Minnesota o Herschel Walker enquanto o Vikings entregou escolhas de draft para Dallas que selecionaram futuramente super estrelas da NFL. Emmitt Smith e Darren Woodson , entre outros. A equipe de Minnesota do final da década de 1990 e início dos anos 2000 apresentaram um ataque explosivo, que estrelou o retorno de Robert Smith e os wide-receivers Cris Carter e Randy Moss. O time do Vikings de 1998 obteve um recorde de 556 pontos totais durante a temporada regular, conseguindo um recorde 15-1, mas para a tristeza dos torcedores perdeu para o Atlanta Falcons na final da NFC.

Em 2007, o rookie Adrian Peterson, que foi selecionado para o Pro Bowl daquele ano, marcou o recorde de maior jardas corridas em um único jogo, o que proporcionou uma grande esperança para os fãs de Minnesota. Os Vikings se classificaram para os play-offs em 2008 e, depois de contratar o quarterback Brett Favre na off-season, fizeram isso de novo em 2009. Favre liderou os Vikings para o jogo da final da NFC, onde perdemos para o time do Saints. O nivel do quarterback Favre caiu  na temporada seguinte, e os Vikings ficaram com um recorde negativo na temporada. A equipe jogou com três quarterbacks diferentes em 2011, o que contribuiu para que os Vikings ficasse com um recorde de 13 derrotas em apenas uma temporada. Liderado por “apenas” 2.097 jardas de Adrian Peterson, que havia estourado o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral mediano em seu joelho esquerdo no penúltimo jogo do Vikings em 2011, a equipe se recuperou para ganhar 10 jogos e ganhou a vaga no wildcard do play-off em 2012, mas perdeu para os Packers na primeira rodada. Em 2015, o time venceu 11 jogos e conquistou um título de divisão,entretanto novamante perdeu no wildcard, dessa vez de forma bizarra quando o kicker Blair Walsh perdeu um field goal no ultimo minuto de apenas 27 jardas.”

Esse texto é um resumo da história do Minnesota Vikings e pode ser encontrado em inglês no site aqui.

Vale ressaltar ainda que em 1998 também perdemos por um field goal.

Purple People Eaters

Blair Walsh:

Adrian Peterson recorde de 296 jardas em um unico jogo:

Randy Moss: