Minnesota Vikings bate o New Orleans Saints em partida épica no US Bank stadium, em Minneapolis. Além de tudo, o jogo contou com quatro viradas em seus três minutos finais, e um touchdown marcado com o cronômetro zerado. Esta foi a primeira partida da história dos playoffs que acabou com um game winning TD.

O jogo

A equipe de New Orleans começou no ataque, e pouco produziu em seu primeiro drive. A defesa de minnesota conseguiu parar Drew Brees e companhia, forçando um punt muito bem retornado por Marcus Sherels. Em uma favorável posição de campo, Case Keenum liderou uma excelente campanha que acabou com um TD de 14 jardas após um toss do Qb ao running back Jerrick Mckinnon.

Novamente, a grandiosa defesa dos Vikings parou o ataque dos Saints e forçou o punt. Logo em seguida, Kai Forbath acerta um field goal de 20 jardas em drive marcada por faltas contra a defesa. Ainda na primeira etapa, Latavius Murray ampliou a vantagem da equipe da casa em uma corrida de uma jarda para a endzone. Não bastasse isso, Brees foi interceptado duas vezes no primeiro tempo. O placar da etapa inicial ficou em 17 – 0, e só não foi maior devido a um field goal perdido por Forbath nos instantes finais da etapa.

Se no primeiro tempo quem dominou foi a equipe de Minnesota, no segundo, os comandados de Drew Brees foram os que deram show. Faltando menos de dois minutos para o final do terceiro quarto, Brees lança 14 jardas para seu primeiro TD da noite. Com um ataque até aqui (na segunda etapa) apático e uma defesa que parecia abatida, Brees lança mais uma bola em direção a endzone para diminuir a vantagem de Minnesota de três posses de bola a apenas uma. Mesmo assim, o ataque dos Vikings não se abateu e teve forças para buscar mais três pontos com chute de 53 jardas de Kai Forbath: 20 – 14.

Após uma posse frustrada de Minnesota, a equipe de especialistas não fez sua parte e o punt de Ryan Quigley foi bloqueado, entregando a bola a Drew Brees na linha de 40 jardas do campo oponente. Em poucos minutos, Alvin Kamara recebe passe de seu Quarterback para fazer o touchdown e por os Saints na frente: 21 – 20.

Com 1:50 no relógio, Case Keenum tinha a dura missão de colocar a equipe roxa na frente do marcador – e a cumpriu: colocou Kai Forbath em boa posição para dar aos Vikings mais três pontos e a liderança faltando 1:30 minutos. No entanto, a equipe de Sean Payton conseguiu – mesmo com pouquíssimo tempo – passar novamente a frente do marcador em chute de 49 jardas de Will Lutz, faltando apenas 25 segundos de jogo. Parecia este o final melancólico de um roteiro perfeito traçado na cabeça de todos os torcedores dos Vikings. O estádio estava calado, e era vizível o abatimento dos jogadores da equipe da casa.

 

A vitória e o milagre de minneapolis

 

Mesmo com pouco tempo, restava a Minnesota apenas uma alternativa: tentar. Com nada a perder, Case Keenum e seus homens foram para o tudo ou nada. Faltando 20 segundos e na própria linha de 20 jardas, Keenum encontra Diggs na linha de 40 jardas de seu campo, e Mike Zimmer se vê obrigado a gastar o último timeout que lhe restara. Em seguida, Keenum erra dois passes, e com 10 (!) segundos no relógio, a jogada que tinha intenções de colocar os Vikings em área de field goal se torna em uma das maiores jogadas de playoffs da história. Diggs (que homem!) recebe o passe na linha de 34 jardas do campo de ataque e corre para a endzone com o crônometro zerado. O milagre de minneapolis então surgira, e ficará para a história. Perante qualquer amante da NFL, este foi apenas um confronto épico. Para o torcedor dos Vikings, esta foi a melhor revanche possível.

 

Destaque negativo:

Mesmo após esta partida épica, vale ressaltar que nosso special teams cometeu erros que quase comprometeram nossa temporada (novamente), com um FG errado e um punt bloqueado.

 

Destaques positivos:

Stefon Diggs (que homem novamente) – 6 recepções, 137 jardas e 1 TD

Case Keenum – 318 jardas, 1 TD

Latavius Murray – 50 jardas terrestres, 1 TD

Jerrick McKinnon – 34 jardas terrestres, 1TD

Adam Thielen – 74 jardas

 

 

A recepção heróica

Próximo encontro:

Os Vikings vão a Filadélfia encarar os Eagles na final da NFC, domingo as 21:40 no horário de brasília.